Reabilitação e Modernização do Regadio Coletivo Tradicional de Contins

09 Jun '20

Já estão em curso as obras de Reabilitação e Modernização do Regadio Coletivo Tradicional de Contins. Esta mancha agrícola e fértil de culturas hortícolas tradicionais de Contins – Carvalhais, com cerca de 41 hectares, tem um papel extremamente importante na economia local e na agricultura de toda a região transmontana.

A reabilitação e modernização deste novo sistema de regadio, com a criação de 76 bocas de rega e um reservatório de armazenamento de água com a capacidade de cerca de 3.500 m3, beneficiará 44 produtores, potencia a fixação das populações e o desenvolvimento socioeconómico do território.

Para além das culturas hortícolas tradicionais, como são exemplo a couve-penca, a cebola, os alhos e alfaces, desenvolvem-se ainda nestes terrenos importantes produções viveiristas de cebolo, pimento, tomate, alho francês, couves e outras espécies de replantação, para venda direta nos mercados, não só local, como também da região Duriense, Terra Fria Transmontana e Planalto Mirandês.

O projeto, aprovado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) em setembro de 2019, cuja gestão administrativa e executiva é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mirandela, tem um custo aproximado de 350 mil euros, financiado na sua totalidade pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020).

Concluída a obra, a Junta de Agricultores de Contins, nos termos do Contrato de Parceria celebrado com a Câmara Municipal de Mirandela, assumirá a responsabilidade de assegurar a conservação e exploração do Regadio Tradicional Coletivo de Contins.