Comunicado | Medidas preventivas (Covid-19)

11 Mar '20

O Município de Mirandela informa que face à dinâmica da evolução epidemiológica do novo Coronavírus (COVID-19), no território nacional e das medidas decretadas pelo Direção-Geral de Saúde (DGS), em comunicado de 08.03.2020 e, pese embora, até à presente data, não existirem casos confirmados no concelho de Mirandela, a Câmara Municipal de Mirandela, de forma proativa, decidiu implementar um conjunto de medidas preventivas, com eficácia a partir da publicação deste comunicado e por tempo indeterminado.

Medidas preventivas adotadas:

• Cancelar a realização de Feiras semanais, mensais e bimensais (Mirandela, Bouça e Torre de Dona Chama);
• Cancelar Feiras temáticas;
• Cancelar as atividades em todos os equipamentos culturais (Centro Cultural de Mirandela e Museu da Oliveira e do Azeite), incluindo sessões de cinema, e outras que sejam organizadas e promovidas pelo Município ou em parceria;
• Suspender a utilização do Parque de Campismo, das Piscinas Municipais e dos restantes equipamentos desportivos municipais (Reginorde, Inatel e Pavilhões Desportivos das escolas), estando apenas autorizados os treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados. Nos treinos e nas competições não está autorizada a assistência de público;
• Cancelamento de passeios pedestres organizados pela autarquia;
• Suspensão do serviço Balcão Móvel.

Os Serviços Municipais, embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo ser privilegiado o contacto telefónico (278 200 200 ou 278 261 173) ou por e-mail (geral@cm-mirandela.pt e gam@cm-mirandela.pt).

Recomenda-se às Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho e ao movimento associativo do território, em geral, que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas.

A autarquia encontra-se a seguir as indicações e em constante atualização face à evolução da informação sobre o COVID-19, de acordo com informações e orientações emitidas pela DGS, Autoridade de Saúde Local e pelos meios de comunicação oficiais.

O Município relembra que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS. Pode consultar toda a informação em www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Neste momento sensível, de preocupação nacional, apela-se, a todos os cidadãos, que adotem um comportamento sereno e responsável, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos.