Centro de vacinação de Mirandela em funcionamento

07 Abr '21

O Centro de Vacinação Covid-19 de Mirandela, que entrou em funcionamento no dia 7 de abril, encontra-se instalado no Pavilhão do Inatel, situando-se num local central, amplo, de fácil acesso e com condições adequadas para higienização e estacionamento de viaturas.

A infraestrutura, montada pela Câmara Municipal, permitirá a vacinação de 50 pessoas por hora (conforme a disponibilidade de vacinas fornecidas pelas entidades responsáveis) e garante ainda todas as condições necessárias e exigidas pela Direção Geral de Saúde (DGS) para a execução de tarefas dos profissionais de saúde e segurança dos utentes a vacinar.

Um grupo de colaboradores da autarquia estará afeto ao Centro de Vacinação Covid-19 para apoio e acompanhamento dos munícipes em todo o processo, em total coordenação com a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE). Também para as convocatórias telefónicas, estarão dois colaboradores nos Centros de Saúde de Mirandela.

Na configuração do espaço poderão ser encontradas áreas de receção e acolhimento, salas de espera, vacinação, registos e recobro além da área de preparação de vacinas, área de emergência médica e zonas de descanso para pessoal técnico. De salientar a instalação de dois equipamentos de frio para armazenamento de vacinas, de acordo com as orientações da DGS em que a segurança de todo o sistema foi preocupação.

Como forma de garantir o acesso da vacina a toda a população, o Município mantém a disponibilidade de transporte para todos os Munícipes que dele necessitem. Imediatamente ao agendamento da data e hora para a vacinação, os utentes convocados poderão contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do número de telefone 278 105 271 ou pelo endereço de correio eletrónico smpcmdl@cm-mirandela.pt a solicitar o transporte ou podem, no momento do contacto telefónico, informar o Enfermeiro de Família dessa necessidade.

A estreita articulação e cooperação entre o Município, os Centros de Saúde e as Juntas de Freguesia do concelho, permitirá que todas as necessidades de apoio sejam atendidas.

Desde fevereiro deste ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil já deu resposta a mais de 180 transportes solicitados por utentes convocados para vacinação.
A Câmara Municipal de Mirandela e a Saúde Local apelam a todos os utentes convocados para vacinação que compareçam no recinto apenas no dia e hora marcada, bem como o cumprimentos das normas de segurança. No caso de surgimento de dúvidas relacionadas com este processo poderá contactar o seu Centro de Saúde.