Mirandela com candidatura aprovada ao Programa Escolhas 8.ª Geração

15 Abr '21

O Projeto Educ_ART-E8G surge de uma candidatura conjunta apresentada pela Câmara Municipal à 8.ª Geração do Programa Escolhas, que será operacionalizado pela Fundação Salesiana de Mirandela.

Com o objetivo de promover a inclusão social e o combater o insucesso/absentismo escolar das crianças e jovens, o Educ_ART-E8G pretende trabalhar, ao longo de dois anos, uma das problemáticas que afetam o público-alvo desta candidatura, nomeadamente o índice de pobreza nos agregados familiares, especialmente pertencentes a minorias e grupos étnicos, afetando particularmente os níveis de inclusão social das crianças e jovens que têm reduzidas competências socioprofissionais, pessoais e culturais.

Assim sendo, o Projeto Educ_ART-E8G dispõe de uma verba de 100 mil euros para intervir em duas medidas essenciais no desenvolvimento de jovens e crianças mirandelenses:

• Educação, inclusão Digital, Formação e Qualificação;
• Dinamização Comunitária, Saúde e Participação e Cidadania.

Ao nível da inovação social, este projeto irá ainda promover a iniciativa PISCAR (Plano de Intervenção Social e Comunitário Articulado na Rede) que visará o apoio social e acompanhamento das famílias, numa lógica de coresponsabilização no processo de educação e formação dos seus educandos e ainda a promoção de competências de melhoria das relações estabelecidas no sistema familiar e com a comunidade envolvente.

Cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego / Portugal 2020, com fundos Fundo Social Europeu / União Europeia, o Programa Escolhas, promovido pela Secretaria de Estado para a Integração e as Migrações e pelo Alto Comissariado para as Migrações, visa promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social e destina-se a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.