Elementos | |
---|---|
Intervenção Artística no Mercado Municipal | Projeto DAQUI | ![]() |

O Mercado Municipal de Mirandela vai ganhar uma nova vida com uma intervenção artística nas suas caixas de correio, assinada pela ilustradora Sónia Borges.
A obra será inaugurada no dia 22 de maio de 2025 (quinta-feira, dia de feira) e irá homenagear a memória dos comerciantes e a identidade única deste espaço. Cada caixa será personalizada, mantendo a sua função original e respeitando o número de cada loja.
A preparação das caixas terá início em abril, estando a pintura agendada entre os dias 8 e 21 de maio.
Esta intervenção faz parte de um projeto de valorização do Mercado e convida todos a redescobrir este local através da arte.
De um lado para o outro. De onde sou? De Mirandela, mas também de Nuzedo de Baixo e do Porto. As viagens de autocarro são constantes, sinto-me sempre a caminho com a mochila às costas, sempre carregada. E há 20 anos com as canetas para desenhar. É no desenho que encontro forma de observar, registar, pensar e partilhar o que está à minha volta.
Durante este ano em que o DAQUI aconteceu, o meu caderno ficou com o registo das pessoas do mercado. Caminhos que se cruzam, mas nem sempre aproximam, até que o encontro acontece, num parar, num olhar, num conversar, num partilhar… Aí uma relação começa a ser desenhada como se fosse um novelo a ser desenrolado.
Já vais embora? Quando voltas?
Sónia Borges
Local: Mercado Municipal de Mirandela
Data: 22 de maio