Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Plano de Mobilidade do Vale do Tua foi concluído

Mobilidade tua mirandela 1 980 2500
14 Fev '19

Foram assinados, no dia 8 de fevereiro, os acordos e contratos finais do Plano de Mobilidade do Vale do Tua. Por se tratar de um momento emblemático para todo o Vale do Tua, as cerimónias contaram com a presença do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

O Plano de Mobilidade do Vale do Tua, principal contrapartida territorial resultante da construção do empreendimento hidroelétrico do Vale do Tua, está, finalmente, concluído sob o ponto de vista formal de afetação de responsabilidades de gestão, exploração, conservação e manutenção.

Este Plano, que inclui um sistema de mobilidade multimodal, com serviços de transporte quotidiano de passageiros e soluções de mobilidade turística foi um processo moroso, complexo e delicado, que exigiu muita discussão e concertação, por um lado por se tratar de uma resposta inédita em Portugal, a afetação de uma linha férrea a exploração privada, por outro, pela exigente intervenção na infraestrutura necessária para garantir todas as condições de segurança da linha.

O comboio regressa no próximo verão ao Tua numa extensão de 30 quilómetros entre a Brunheda, Carrazeda de Ansiães, e Mirandela, com carruagens para turistas e para transporte público das populações ribeirinhas do rio Tua.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791