Armindo Teixeira Lopes distinguido com a Medalha de Ouro do Município de Mirandela

25 Mai '23

Armindo Teixeira Lopes nasceu em Abreiro em 1905 e morreu em 1976. Autodidata, o pintor lírico da metafísica, está representado em diversos museus e galerias, bem como em coleções nacionais e estrangeiras, nomeadamente nos USA, Canadá, França, Inglaterra, Brasil, Turquia e África do Sul.

Como pintor, relata a paisagem urbana, Lisboa antiga e outras terras (Tomar, Porto, Silves, Tavira, etc.). Usa cores quentes (vermelhos, laranjas, ocres, amarelos, castanho claro), geometricamente bem estudadas, talvez influências dos trópicos (Brasil e Angola).

Os filhos Hilário e Gil, também pintores, foram para ele os seus mestres, segundo dizia. No seu conceito “arte era tudo aquilo que um espírito sensível cria, onde possa encontrar-se beleza, ou que, de qualquer modo, possa transmitir os sentimentos e estados d’alma do homem, não só singular, mas também coletivamente”.

Em Mirandela, o espaço expositivo com o seu nome - Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (MATL) - foi inaugurado em 1981 e está instalado no Centro Cultural da cidade.

Os herdeiros do seu patrono doaram um importante legado artístico que se encontra neste espaço e que constitui o seu fundo permanente, paralelamente com outras ofertas pontuais e compras efetuadas pelo Município.

O acervo do Museu é constituído por obras de arte contemporânea, fundamentalmente do século XX, na sua maioria portuguesa e pode ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.

Inserida nas comemorações do Dia do Município de Mirandela de 2023, a cerimónia desta distinção ocorreu esta tarde no MATL onde a presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, entregou a Medalha de Ouro do Município a Pedro Teixeira Lopes, neto do homenageado e distinguido.

A medalha de ouro do município destina-se a agraciar pessoas singulares ou coletivas que se tenham distinguido por feitos excecionais em qualquer ramo da atividade humana, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, por notáveis atos de coragem ou de abnegação, ou pela concessão de benefícios de excecional relevância ao município, cujo nome tenha ficado ou que esteja ligado à vida ou à história do município.