Mirandela estuda stress hídrico em espécies florestais autóctones no concelho

30 Mar '23

Mirandela estuda stress hídrico em espécies vegetais autóctones no concelho. Cerca de 250 sobreiros e azinheiras, estão a ser avaliados para um melhor conhecimento do impacto de fenómenos bioclimáticos no território.

No âmbito do objetivo específico “Apoio à Transição Climática”, enquadrado na iniciativa REACT-EU (Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa) do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), o Município de Mirandela viu aprovada a concessão de um apoio financeiro de natureza não reembolsável, no valor total de 75.500 euros.

Este financiamento tem como principal objetivo desenvolver ações de caráter científico que permitem detetar estados de stress hídrico extremos e eventuais alterações severas nos níveis de aridez, alertando para a necessidade de medidas adequadas, no sentido de prevenir a degradação dos ecossistemas associada a fenómenos bioclimáticos cada vez mais comuns em áreas suscetíveis à desertificação, particularmente em zonas semiáridas do nordeste do país, como se verifica nalguns pontos do nosso concelho.

O projeto, designado “Identificação e monitorização das espécies vegetais bio-indicadoras – Sobreiro e Azinheira”, baseia-se nos comportamentos destas duas espécies-chave dos ecossistemas agroflorestais mediterrâneos, escolhidas por se tratar de espécies autóctones que, pela sua presença, abundância e condições, são excelentes indicadores biológicos da condição ambiental que se pretende avaliar – o stress hídrico do sistema envolvente, através da análise laboratorial às folhas e da contagem dos anéis do lenho do tronco de cada uma das árvores a monitorizar.

Com a concretização deste projeto pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da situação de stress hídrico destas espécies presentes no concelho de Mirandela.