Aviso | Temperaturas negativas aumentam risco de congelamento de tubagens e contadores de água

26 Jan '23

O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR QUE SE CONGELE A INSTALAÇÃO DE ÁGUA?

Se vive numa habitação unifamiliar, os habituais períodos longos de temperaturas baixas, que ocorrem durante o inverno, podem provocar problemas de congelação e inclusive roturas na instalação de água.

Para evitar que as baixas temperaturas façam estragos na tubagem, contadores e torneiras de passagem, o mais prático é tomar uma série de medidas preventivas:

- Verifique periodicamente a porta da caixa de contador. Deve ser bem fechada para evitar o contato com o exterior;
- Proteja o interior da caixa com jornal amassado ou tecido isolante, como lã ou fibra de vidro, deixando o visor visível;
- Cubra sua instalação com espuma de poliuretano ou outro material isolante;
- Se estiver fora de casa, por um longo período tempo, feche as torneiras e esvazie a tubagem.

SE A INSTALAÇÃO ESTÁ CONGELADA

- Não force o manípulo da torneira de passagem;
- Aplique calor na instalação (ex. secador de cabelo), mas nunca com fogo direto.

Em casos extremos de rotura de contadores, contacte o 278 200 200 / 278 261 173 (dias úteis) ou o 800 205 791 (24h/24h).