Mirandela integra uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)

30 Jun '22

Estas estruturas pretendem conciliar o sucesso escolar e desportivo dos jovens estudantes que pratiquem alguma modalidade desportiva na vertente competitiva. Na prática, o grupo de professores da UAARE de cada estabelecimento de ensino define uma estratégia de apoio e adaptação para que os alunos possam continuar o seu percurso. Esta estratégia pode passar por aulas de apoio em horários e dias que se adaptem à agenda do estudante, apoio de professores para que consigam acompanhar as matérias mesmo que estejam ausentes para provas e antecipação ou adiamento de testes.

Das escolas/agrupamentos elegíveis e ordenadas de acordo com o processo de apreciação e seleção, o Agrupamento de Escolas de Mirandela (AEM) foi considerado para assumir o estatuto de agrupamento associado à rede nacional do programa UAARE.

Em Mirandela, este projeto tornou-se possível pela parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas, a DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Vítor Pardal, coordenador nacional das escolas UAARE, presente na cerimónia de entrega de uma placa identificativa da integração do AEM na UAARE, realizada na manhã de 29 de junho, na Escola Secundária de Mirandela, afirma que os resultados demonstram que estas unidades têm cumprido a sua função, já que no primeiro semestre deste ano 90% dos alunos que aderiram têm bom desempenho académico.

Para além do investimento em equipamentos tecnológicos, que permite a facilitação da comunicação entre atletas e professores, a autarquia desenvolveu um trabalho de diplomacia entre o Agrupamento e as entidades desportivas do concelho, representadas pelo Clube de Ténis de Mesa de Mirandela.

No ano letivo de 2022/2023, a primeira UAARE do interior do país apoiará 12 atletas mirandelenses de alta competição no prosseguimento dos seus estudos.
Anualmente, o executivo municipal liderado por Júlia Rodrigues, investe direta e indiretamente cerca de 1 milhão de euros na formação de atletas, distribuídos por 24 modalidades desportivas.