XI Festival de Sabores do Azeite Novo inicia já este fim-de-semana

14 Jan '16

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Mirandela organiza o Festival de Sabores do Azeite Novo com o objetivo de promover e divulgar o património olivícola do concelho, bem como festejar a chegada do azeite novo.

De 16 a 24 de janeiro, com a colaboração de várias entidades e empresas, haverá em Mirandela ementas especiais, exposições de trabalhos de alunos, cursos técnicos, workshops, visitas temáticas, peças de teatro, provas comentadas, música, atividade desportiva e muito mais, tudo isto relacionado com o azeite, produto de excelência tão importante na economia e na cultura transmontana.

A par dos empresários, trabalhadores e técnicos ligados à olivicultura e ao azeite, as crianças são o público privilegiado do Festival de Sabores do Azeite Novo. Porque é em tenra idade que se aprendem hábitos saudáveis e a valorizar o nosso património e as nossas tradições, os mais pequenos são convidados a participar num conjunto de atividades de culinária, trabalhos manuais e visitas em torno da temática do azeite.

Os restaurantes e pastelarias são convidados a disponibilizar aos seus clientes menus azeitados e torradas de azeite, aos técnicos do ramo solicita-se que partilhem os seus conhecimentos, aos párocos a bênção do azeite novo nas eucaristias dominicais e a todos, a Câmara Municipal de Mirandela e demais entidades envolvidas apelam à participação neste evento que tem na sua essência o envolvimento de toda a comunidade na celebração de um produto aglutinador que faz parte da alma transmontana.

Consulte o programa do XI Festival de Sabores do Azeite Novo aqui.