Torre de Dona Chama celebra Semana do Careto

30 Dez '15

A freguesia de Torre de Dona Chama esteve em festa com a Semana do Careto, que se realizou de 19 a 26 de dezembro, uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama, da Associação Dona Flâmula, da Comissão dos Caretos 2015 e do Grupo Recreativo Amigos de Torre de Dona Chama.

Foram dias de muita alegria, mas também de partilha de conhecimento, cultura e fé. A marcar o início das festividades esteve a exposição “Rituais de Inverno”, cedida pelo Museu Abade Baçal, que pode ser visitada no edifício Galeria da vila. No dia 20, foi a vez das Primeiras Jornadas sobre o Património Imaterial – Rituais de Inverno com a participação de conceituados conferencistas, nomeadamente o Prof. Doutor Alexandre Parafita, escritor e professor UTAD, que falou sobre “O Património Imaterial e Mitologia dos Rituais: o caso de Torre de Dona Chama” e o Prof. Doutor António Pinelo Tiza, também escritor e professor, que falou “Do Natal aos Reis – Rituais com Máscara”. Integrada nestas jornadas, também a participação dos músicos Ana Silva e Paulo Rodrigues que apresentaram o seu novo trabalho que inclui um tema sobre Torre de Dona Chama.

A folia esteve a cargo dos Pais Natal que distribuíram presentes e alegria pelas crianças, dos jogos tradicionais e convívio da população junto à fogueira, da Saída da Ciganada, das Madames e da Mourisca e da Queima do Castelo que encerrou esta festividade até ao próximo ano.