Autarquia inspeciona pontes do concelho

16 Mai '19

Iniciam, no dia 20 de maio, inspeções às pontes do concelho de Mirandela no âmbito da empreitada "Inventário e Inspecção das Obras de Arte do Concelho de Mirandela".

A realização destas intervenções tem como objetivo a verificação do estado de conservação da estrutura para que se possa intervir, caso haja necessidade, e assim garantir a segurança dos seus utilizadores.

A título de exemplo, a Ponte Europa, desde a sua construção, nunca foi alvo de inspeção e a última avaliação da Ponte Eng.º Machado Vaz já tem cerca de 25 anos.

Os trabalhos serão realizados em 21 pontes do concelho pela empresa Betar, especializada na área, pelo montante de 18.795,00 euros, a cargo da Câmara Municipal de Mirandela.

Entre os dias 21 e 22 de maio, prevê-se a realização de uma inspecção visual para avaliação do estado de conservação das Pontes Eng.º Machado Vaz e da Ponte Europa, com a utilização de uma plataforma tipo "by-bridge". A utilização desta plataforma poderá provocar algum condicionamento de tráfego, uma vez que irá ocupar parte da faixa de rodagem, pelo que serão utilizados semáforos para coordenar o trânsito que irá efectuar-se de forma alternada, em cada sentido.

Nos dias 23 e 24 de maio, será efetuada uma inspeção subaquática, com recurso a mergulhadores, aos pilares da Ponte Velha, Ponte Europa e Ponte Eng.º Machado Vaz, pelo que não se verificará qualquer condicionamento de tráfego.

No final destas ações será realizado um relatório para que sejam criados planos de manutenção e de intervenção.