Apresentada Estratégia de Gestão da Caça e da Pesca

16 Mai '19

A Câmara Municipal de Mirandela, em conjunto com o Conselho Cinegético e de Conservação da Fauna Municipal de Mirandela (CCM), pretende desenvolver, promover e impulsionar as boas práticas de gestão cinegética e da pesca desportiva nas águas interiores no concelho, melhorando a economia local e regional.

No dia 13 de maio teve lugar uma reunião do CCM, momento em que o Serviço Municipal de Proteção Civil/ Gabinete Técnico Florestal (SMPC/GTF) apresentou a “Estratégia de Gestão Cinegética e Piscícola do concelho de Mirandela”. Com a colocação em prática das medidas previstas neste documento, pretende-se melhorar os habitats das espécies cinegéticas e piscícolas, aumentando assim os efetivos, tanto de espécies sedentárias como migratórias. Deste modo, o objetivo é motivar os caçadores e os seus acompanhantes a virem ao território para caçar e pescar e consumirem os produtos do pequeno agricultor e do comércio local.

No âmbito das atividades do CCM, está a ser organizado um seminário sobre a Peste Suína Africana (PSA) e a triquinelose (Trichinella spp.) em carne de caça maior com o propósito de esclarecer e informar todos os responsáveis pela atividade cinegética.