Autarquia sensibiliza para a boa gestão de água de rega

14 Jun '18

O município de Mirandela recomenda de adoção de práticas de utilização racional de água para rega.

De acordo com os dados históricos de que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) dispõe e atendendo ao que tem acontecido nos últimos anos, é possível que, também, no decorrer do verão deste ano se venham a verificar problemas de disponibilidades hídricas nas explorações agrícolas.

Assim, deverão ser adotadas, desde já, estratégias e práticas de preservação e de bom uso deste, cada vez mais escasso e precioso, recurso – a água!

Ainda segundo indicações da DRAPN, é aconselhável que se realizem inspeções periódicas ao equipamento de rega e sejam seguidas as recomendações feitas nas inspeções, se utilizem equipamentos de rega com maior eficiência, sejam reparadas as condutas de distribuição de água de forma a evitar perdas, se faça uma correta estimativa das necessidades de rega das suas culturas, se reguem apenas quando for estritamente necessário, se tenha em consideração a cultura a regar e que não se desperdice água: não regar nas horas de maior calor; não regar quando houver muito vento; não exceder as necessidades das culturas.

A realização de uma eficiente gestão da água de rega e da água utilizada para as diferentes atividades agrícolas é obrigação de todos e um compromisso de sustentabilidade ambiental e económica. Por esta razão, à semelhança do que aconteceu com a gestão das faixas de combustível, a autarquia irá, nas suas redes de comunicação, levar a cabo uma campanha de sensibilização e esclarecimento.