Serviço municipal de proteção civil está no terreno para esclarecer cidadãos

31 Mai '18

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um comunicado onde adverte os cidadãos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que visem burlar os desprevenidos, fazendo-os crer na existência de coimas em seu nome, devidas pelo incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais de que são proprietários. Assim, a autarquia de Mirandela informa que o serviço municipal de proteção civil está no terreno a fazer ações de esclarecimento pelas freguesias para evitar estas situações no concelho.

Para já a ANPC teve conhecimento de uma situação ocorrida no distrito de Viana do Castelo, em que o burlão em causa demandou um cidadão para que este fizesse o pagamento do valor de uma coima, para um determinado NIB, até ao final desse mesmo dia, sob pena daquele duplicar. Face ao sucedido, a ANPC informa os cidadãos que os serviços de proteção civil não procedem à cobrança de coimas por incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais, recomendando-se que qualquer tentativa feita nesse sentido seja imediatamente participada às autoridades policiais.