Aldeias e Pessoas Seguras em Mirandela

03 Mai '18

“Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” são dois programas definidos na Resolução de Conselho de Ministros n.º 157-A/2017 de 27 de outubro que a Câmara Municipal de Mirandela pretende implementar.

As atividades previstas em ambos os Programas têm como objetivo a promoção da proteção de pessoas e bens. A gestão de combustíveis numa faixa de 100 metros a partir dos aglomerados populacionais, a identificação de pontos críticos e de estruturas de abrigo ou de refúgio, a realização de ações de sensibilização relacionadas com a prevenção e autoproteção, a elaboração de planos de evacuação e a concretização de exercícios de simulação são algumas das atividades previstas nestes dois Programas. A Câmara Municipal pretende, ainda, estabelecer um sistema de aviso à população face à eminência de ocorrência de incêndios rurais.

As Freguesias terão um papel essencial na mobilização da população e, consequentemente, no sucesso da implementação destes dois Programas e nesta fase inicial estarão abrangidas as Freguesias Prioritárias (de nível 1).