Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

'Reich Parta' - XIV Mostra de Teatro do Douro | Comédia

reichparta_sembilh
Datas
27 Abr '24

“Reich Parta!” apresenta 8 dos 24 textos que inicialmente compunham a peça Terror e Miséria do Terceiro Reich, que o dramaturgo alemão Bertolt Brecht escreveu, com a colaboração da sua assistente Margarete Steffin, nos anos em que esteve exilado na Dinamarca (1935-1938). Fê-lo a partir de notícias de jornais e de testemunhos que lhe chegaram diretamente da Alemanha.

É inegável o propósito do autor de refletir sobre a situação político e social do seu país. Em tom irónico e bem-humorado, traz-nos uma reflexão sobre a ascensão do nazismo na Alemanha, fazendo desfilar perante o espectador uma série de retratos da vida quotidiana da Alemanha desde que Hitler foi nomeado chanceler, em 1933, até às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Mostra-nos como as pessoas se vergam perante a pressão e o medo e como a vida em condições de ditadura é feita de suspeitas, denúncias, desconfianças, medo, traição, cobardia. E também de heroísmo, felizmente.

“Reich Parta” traz-nos personagens que se contorcem em pequenas traições quotidianas aos vizinhos, aos colegas, à própria família e a si próprios, fornecendo assim o cimento com que um louco ou um grupo de loucos edifica o grande terror que acaba por desabar sobre eles e sobre todos os outros. Nestes textos, o Homem é apresentado como objeto de análise e não como algo que já é conhecido e imutável.

Manda a razão que o Terceiro Reich fique definitivamente enterrado na História. Daí, este nosso Reich Parta! O Mundo pode precisar de muita coisa, mas não precisa de ditaduras e de guerras.

 

Local: Auditório Municipal do Centro Cultural de Mirandela

Data: 27 de Abril

Hora: 21:30h

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791
Registo de Queima de Amontoados
CANAL DE DENÚNCIAS