Pancrácio integra Federação de Lutas Amadoras

25 Fev '16
A modalidade de Pancrácio, até há pouco tempo atrás integrada na Federação Portuguesa de Pankration Athlima, vai passar a estar integrada na Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, entidade responsável pelo desenvolvimento da Luta Olímpica e suas variantes em Portugal.

A Federação Portuguesa de Lutas Amadoras é uma organização reconhecida pelo Instituto Português do Desporto da Juventude, Comité Olímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal, sendo que a Luta Olímpica na variante de “greco-romana” integra o calendário dos Jogos Olímpicos da Era Moderna desde a 1º edição da competição no ano de 1896 em Atenas e já integrava os Jogos da Antiguidade Clássica.

O Pancrácio foi introduzido e desenvolvido em Portugal através do mestre Jesus Novo e teve durante 17 anos a cidade de Mirandela como a sua sede no território nacional. Nesse sentido e visto que existe um grande historial e enorme know-how sobre a modalidade a nível local a delegação nacional da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras responsável pelo desenvolvimento do Pancrácio no território nacional continuará a estar sedeada em Mirandela, embora a modalidade passe agora a integrar uma organização maior no que diz respeito ao panorama desportivo nacional e que tem a sua sede principal em Lisboa.