Mirandela assinala Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer junto da população

21 Setembro 2023

Celebrado anualmente a 21 de setembro, o Município de Mirandela assinala a data, junto da população, com uma ação de sensibilização sobre esta doença, num conceito de proximidade e descentralização.

Coincidente com o cronograma de visita da Unidade Móvel “+Saber +Saúde” à freguesia de São Salvador, a iniciativa, desenvolvida pela Associação Mentalmente, em colaboração da Associação Matiz, decorreu esta manhã, na sede da Junta de Freguesia desta aldeia do concelho de Mirandela.

Os dados apontam que em Portugal existam cerca de 200 mil pessoas com demência, número que a Alzheimer Europe estima possa vir a aumentar, em 2050, para 350 mil.

As demências são atualmente a sétima causa de morte de entre todas as doenças e uma das principais causas de incapacidade e dependência das pessoas com mais idade em todo o mundo.

Durante o dia, a autarquia encontra-se a distribuir folhetos informativos, com 10 sinais de alerta para a doença de Alzheimer, junto dos visitantes do Mercado Municipal e da Feira Semanal.

🔗 Consulte aqui o cronograma da Unidade Móvel de Saúde