Tradição dos Reis cumpre-se em Vale de Salgueiro

07 Jan '16

A freguesia de Vale de Salgueiro seguiu mais uma vez a sua tradição única da Festa dos Reis que todos os anos por esta altura se cumpre.

No dia 5 de janeiro, a chegada do Gaiteiro avisou a população do início das festividades e acompanhou o Rei na distribuição de tremoços e vinho por todas as casas da aldeia. À noite foi tempo de reunião no largo, onde as várias gerações fumaram e beberam vinho em conjunto até altas horas da madrugada. No dia seguinte, Dia de Reis, o Rei percorreu novamente todas as casas acompanhado pelo Gaiteiro, com a expectativa de angariar fundos que lhe permitam pagar a festa deste ano. Na missa em honra de Santo Estevão deu-se a consagração do novo Rei que no próximo ano será responsável por fazer cumprir novamente a tradição. A festa terminou com a dança da Murinheira e novo convívio noturno no largo da aldeia.

É assim que ano após ano, esta freguesia mantém vivas as suas tradições e suscita o interesse de muitos visitantes ansiosos por assistir a estes rituais ancestrais.

Nos dias 9 e 10 de janeiro, realiza-se em Vale de Salgueiro a Feira dos Reis com venda de produtos regionais e artesanato, além de muita animação garantida por vários Grupos de Cantares do concelho de Mirandela.