Novo serviço de gastrenterologia da Unidade Hospitalar de Mirandela já realizou 6 mil exames da especialidade

09 Setembro 2023

Em funcionamento desde janeiro deste ano, a Unidade de Endoscopia Digestiva do Serviço de Gastrenterologia, que foi alvo de um investimento de mais de um milhão de euros - quer em trabalhos de requalificação do espaço, quer na aquisição de equipamentos de última geração - já permitiu a realização de cerca de 6 mil exames da especialidade no serviço público de Mirandela, disponibilizando, assim, à população, as mais inovadoras técnicas para diagnóstico e tratamento de patologias do foro digestivo.

A Unidade contempla uma área para atendimento administrativo e espera, sala de exames endoscópicos, sala de recobro, áreas de desinfeção e de armazenamento, salas de trabalho, gabinetes médico e de enfermagem, e outros espaços de apoio.

Esta valência do Hospital Público de Mirandela foi oficialmente inaugurada, durante a tarde de ontem, pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, pela Presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues, e pelo Diretor da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), Carlos Vaz.

A Presidente da autarquia, reforçou, junto do Ministério da Saúde, a necessidade da continuidade do investimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que permita uma assistência diferenciada de proximidade à população do concelho, nomeadamente, o reforço das equipas médicas de diversas especialidades deste hospital e do Centro de Saúde da vila de Torre de Dona Chama.

A criação de um Centro de Saúde Mental e existência de uma Unidade Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) com base em Mirandela, foram outros do aspectos apresentados a Manuel Pizarro.

Face à extinção do Serviço de Obstetrícia em 2006, Júlia Rodrigues destacou a importância urgente da instalação de um Centro Materno-Infantil como uma medida estratégia assertiva no combate ao despovoamento e ao rejuvenescimento da população, sendo a centralidade do concelho e as boas acessibilidades em relação a toda a região, fatores preponderantes para esta decisão do governo central.

08092023-IMG_681808092023-IMG_710308092023-IMG_7133