Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas visita base de Mirandela

01 Setembro 2023

Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas visita base de Mirandela, instalada no Aeródromo Municipal

Decorrida esta tarde, a visita do General Nunes da Fonseca, contemplou o contacto com a Esquadra 991, responsável pela operacionalização do Sistema de Armas OGASSA. O Comandante das Forças Armadas pode ainda assistir à preparação para voo e descolagem em tempo real deste drone e visitar o Ground Control Station (estação de controlo terrestre).

Operados por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, estas aeronaves não-tripuladas, com uma autonomia de voo de cerca de 5 horas, percorrem os céus do território em missões de proteção civil.

A centralidade de Mirandela e o apoio da Câmara Municipal na criação de condições técnicas permitem que, desde 2020, esta base opere no âmbito do apoio militar a emergências civis, nomeadamente na prevenção e combate a incêndios rurais.