Praia Fluvial da cidade de Mirandela novamente distinguida com três galardões

03 Julho 2023

Praia Fluvial da cidade de Mirandela novamente distinguida com três galardões: Bandeira Azul 2023, Bandeira Qualidade de Ouro da Quercus e Praia Acessível Para Todos

A renovação do Galardão Bandeira Azul, reconhecido nacional e internacionalmente, atesta, pelo quinto ano consecutivo, a qualidade da água da praia fluvial Arq. Albino Mendo, das suas infraestruturas de apoio e das ações de informação e educação ambiental realizadas, representando, assim, o cumprimento de um vasto conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utilizadores da praia. A recandidatura elaborada pela Câmara Municipal teve como objetivo valorizar o património natural e a promoção turística do concelho.

O galardão Bandeira “Qualidade de Ouro", atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, pretende com este prémio realçar e distinguir todas as praias que apostam e privilegiam a qualidade da sua água, de acordo com os critérios definidos por esta entidade. A qualidade da água "excelente" nas últimas quatro épocas balneares e a não verificação de qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, são fatores que distinguem esta praia inserida em contexto urbano.

A rampa de acesso direto a este espaço de lazer e a disponibilização de uma cadeira anfíbia flutuante no areal garantiu a aprovação do estatuto de “Praia Acessível – Praia para Todos!”, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em com colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

A cerimónia de hastear das bandeiras decorreu esta manhã na Praia Fluvial Arq. Albino Mendo, inserida no Parque Dr. José Gama, e contou com a presença da Presidente da autarquia, Júlia Rodrigues e diversas entidades relacionadas direta e indiretamente com este equipamento de lazer.

Em Mirandela, a época balnear do ano de 2023 teve início a 01 de julho e estende-se a 17 de setembro.