Antigo quartel de bombeiros de Mirandela reconvertido em Centro Municipal de Proteção Civil

28 Julho 2023

Centralizar e equipar as instalações com recursos e equipamentos que permitam um melhor socorro à população do concelho e ter recursos tecnológicos adequados para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas competências e coordenação institucional, são os principais objetivos da criação deste centro.

A empreitada dotou o edifício com um espaço de habitação de emergência para desalojados, de diversos gabinetes destinados a serviços técnicos (Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete Técnico Florestal e Serviço de Sistemas de Informação Geográfica), de balneários destinados à equipa de Sapadores Florestais, de arquivo e de salas de operações e reuniões.

O recém-criado Centro Municipal de Proteção Civil de Mirandela encontra-se instalado num edifício existente no centro urbano da cidade de Mirandela (Rua da República) e que até à década de 90 foi um quartel de bombeiros.

Com um custo total de cerca de 540 mil euros, comparticipados em 250 mil euros pelo quadro comunitário Norte 2020, a autarquia investiu ainda um valor aproximado de 22 mil euros em mobiliário e equipamentos.

A Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, salientou: “Mais do que a reabilitação de um edifício situado na zona urbana, a inauguração deste equipamento é um percurso fundamental para uma proteção civil ainda mais capaz e próxima das populações do território”.

Decorrida esta tarde, a cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Duarte da Costa.

Da vinda a Mirandela, a comitiva visitou ainda o Centro de Meios Aéreos, instalado no Aeródromo Municipal, que alberga dois aviões anfíbios de combate a incêndios, um drone para vigilância aérea e uma brigada permanente dos bombeiros voluntários locais.