Estratégia de combate ao despovoamento no interior do Norte de Portugal e da Galiza debatida em Mirandela

22 Junho 2023

O Eixo Atlântico elaborou a primeira agenda de propostas para combater o despovoamento reforçando o eixo interior, que vai desde Lugo até Mirandela (Trás-os-Montes), e favorecer a coesão do território.

Esta agenda é coordenada por María Xosé Galdo, Catedrática de História e Instituições Económicas da Universidade de Santiago de Compostela e vice-presidente do Observatório Galego da Dinamização Demográfica, em colaboração com associações e entidades que desenvolvem o seu trabalho nas zonas mais despovoadas do eixo interior.

Antes de transferir esta série de medidas às administrações governamentais, esta estratégia foi apresentada e debatida, esta manhã, no Centro Cultural de Mirandela, entre os participantes na elaboração deste documento, através das suas contribuições, com o objetivo de o consolidar como um instrumento realista e prático.

Neste debate, participou a Presidente da autarquia mirandelense, Júlia Rodrigues, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Portugal, Isabel Ferreira, o vogal assessor da Secretaria Geral para o Desafio Demográfico de Espanha, Miguel Ángel Pérez Grande, e o presidente do Conselho Económico e Social da Galiza, Agustín Hernández.

Consulte na íntegra o relatório em http://bit.ly/relatório-eixo-atlantico