Autarqua avança com requalificação de passeios na Rua D. Afonso Henriques

05 Junho 2023

“PAMUS 1 - MODOS SUAVES NA RUA DOM AFONSO HENRIQUES (ARRANJO DE PASSEIOS E ESTABILIZAÇÃO DE MUROS)”

Vai o Município de Mirandela proceder, a partir de hoje, à execução dos trabalhos de requalificação parcial da Rua Dom Afonso Henriques, antiga estrada nacional 213, no troço que atualmente se insere em meio urbano consolidado, através da redefinição do perfil transversal do arruamento permitindo assim a consciencialização e promoção da utilização dos modos suaves nas diferentes comunidades.

O presente projeto vem complementar a intervenção, atualmente em curso, do projeto do “Arranjo Urbanístico da Interceção das Avenidas N.ª SR.ª Do Amparo e Sá Carneiro, com as Ruas D. Afonso Henriques e José Machado Vaz”, inserido no mesmo programa de incentivo à mobilidade urbana sustentável, PAMUS 1.

O desenvolvimento da proposta de intervenção teve em consideração o enquadramento em toda a envolvente, assim como a implementação de medidas estratégias no âmbito da mobilidade urbana sustentável e melhoria da qualidade ambiental, urbana e paisagística.

Deste modo, a intervenção proposta contribuirá para a requalificação dos percursos pedonais, evidenciando a prioridade para o peão, numa leitura clara, confortável e em condições de segurança. Os pressupostos aplicados proporcionam o incremento dos modos suaves com especial atenção para o modo pedonal, com distinção visível e intuitiva, numa zona ativa e dinâmica da cidade.

Programa estratégico contempla as intervenções:

• Redefinição do perfil transversal do arruamento privilegiando o alargamento dos passeios, redução da largura da faixa rodagem e consequentemente redução da velocidade de circulação automóvel;

• Instalação de lombas redutoras de velocidade associadas a passagens de peões com sinalização luminosa;

• Reposicionamento das infraestruturas existentes;

• Pavimentação e lancilagem de passeios;

• Instalação de sinalização vertical e marcas horizontais;

• Execução de muro de contenção em gabiões;

A empreitada, financiada a 85% pelo NORTE2020, tem um período de execução de 60 dias e o custo de €276.177,09 acrescido do imposto sobre o valor acrescentado, à taxa legal em vigor.

Obras Rua D Afonso Henrique