Primeira edição da prova de Skyrunning em Mirandela junta mais de 120 atletas

15 Abril 2023

Primeira edição da prova de Skyrunning em Mirandela junta mais de 120 atletas e aventureiros na Serra de Passos

Promovida pelo grupo desportivo Mirandela a Correr e com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela e da Junta de Freguesia de Passos, a prova, a contar para o Campeonato Nacional de Skyrunning da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, contou com duas categorias e graus de dificuldade, com traçados de 24 e 10 quilómetros integrados na Serra dos Passos, em Mirandela.

A modalidade de corrida Skyrunning é uma atividade de corrida pedestre essencialmente na montanha. Os percursos de Skyrunning apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas (superiores a 30%), podendo utilizar caminhos, trilhos, rochas ou neve. Podem apresentar uma pequena percentagem de asfalto, mas possuem, em partes do percurso, inclinações médias elevadas e atingem as montanhas mais altas da região, desde qualquer localidade nas proximidades. Estes percursos são sempre muito cénicos, isto é, dispõem de uma componente paisagística de grande beleza.