Secretário de Estado do desporto visita UAARE de Mirandela e instalações da Associação Desportiva de São Pedro Vale do Conde

04 Novembro 2022

Secretário de Estado do Desporto e da Juventude visita a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola Secundária de Mirandela e instalações da Associação Desportiva de São Pedro Vale do Conde

João Paulo Correia, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, visitou na manhã de 04 de novembro, a recém-criada Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), com instalações na Escola Secundária de Mirandela.

A UAARE concilia o sucesso escolar e desportivo dos jovens estudantes que pratiquem alguma modalidade desportiva na vertente competitiva. Na prática, o grupo de professores da UAARE de cada estabelecimento de ensino define uma estratégia de apoio e adaptação para que os alunos possam continuar o seu percurso. Esta estratégia passa por aulas de apoio em horários e dias que se adaptem à agenda do estudante, apoio de professores para que consigam acompanhar as matérias mesmo que estejam ausentes para provas e antecipação ou adiamento de testes.

Em Mirandela, este projeto tornou-se possível pela parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas, a DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Na passagem pela Escola Secundária de Mirandela, o governante, acompanhado pela Presidente do Município, Júlia Rodrigues, pela Vereadora do Desporto, Vera Preto, entre outras entidades afetas a este projeto, ouviu testemunhos dos jovens atletas do Clube de Ténis de Mesa e de encarregados de educação e inaugurou oficialmente a Sala de Estudo Aprender+, equipada pela autarquia com soluções tecnológicas que permitem uma maior proximidade entre professores e alunos/atletas aquando o decorrer de treinos, estágios e competições desportivas.

Na visita ao território Mirandelense, João Paulo Correia visitou ainda as instalações da Associação Desportiva de São Pedro Vale do Conde (ADSPVC), nomeadamente, o Campo de Jogos da Portela, que foi alvo de melhorias significativas a nível de iluminação e de eficácia energética no seguimento de uma candidatura submetida ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e com o apoio da ADSPVC e do Município de Mirandela.