Arranque das Obras da Estação Ferroviária de Mirandela

04 Junho 2021

Obras | Arrancaram hoje as obras de requalificação da Estação Ferroviária de Mirandela. Empreitada tem data prevista de término em março de 2023.
As obras no valor de 2,5 milhões de euros, comparticipadas a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, englobam a recuperação do edifício e a beneficiação das áreas envolventes (Vale da Azenha).
A reabilitação da Estação Ferroviária de Mirandela foi interpretada como premente pela necessidade de valorizar este imóvel histórico, através de um novo programa funcional, que visa conciliar a sua utilização enquanto espaço museológico (pisos superiores) e espaço relacionado com a mobilidade quotidiana e turística da Linha do Tua (piso inferior).
O projeto de arquitetura incide sobre a preservação de detalhes, vestígios de memórias de um legado do Linha do Tua e da cidade de Mirandela, que se entrelaçarão com as novas funções pretendidas para a icónica estação mirandelense.