O projeto de reabilitação da antiga Estação Ferroviária de Mirandela, que deu origem à atual Estação das Artes, foi selecionado como finalista da 2.ª edição dos Prémios dos Fundos Europeus, na categoria “Portugal + Próximo dos Cidadãos”.
A distinção reconhece a transformação de um dos edifícios mais emblemáticos da história ferroviária de Mirandela num equipamento público multifuncional, dedicado à cultura, criatividade, educação, encontro e participação.
A intervenção permitiu preservar a identidade arquitetónica e histórica do edifício, dando-lhe novas funcionalidades e contribuindo para a regeneração urbana, valorização do património ferroviário e dinamização cultural da cidade.
Hoje, a Estação das Artes é um espaço aberto à comunidade, acolhendo exposições, atividades educativas, iniciativas culturais e projetos desenvolvidos em colaboração com associações, artistas, escolas e outras entidades.
A recuperação foi concretizada através de duas operações complementares cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020.
Na semana de 6 de outubro será aberta a votação para o Voto do Público, através do portal dos Prémios dos Fundos Europeus.
O Município de Mirandela convida todos os mirandelenses, instituições, associações, parceiros e amigos de Mirandela a apoiar a Estação das Artes nesta votação.


