Festas da Cidade e em Honra de N.ª Sr.ª do Amparo são Eco Evento

04 Ago '16

A elevada produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) resultante do grande número de pessoas que se deslocam a Mirandela para participar nas Festas da Cidade e em Honra de N.ª Sr.ª do Amparo, levou a Câmara Municipal de Mirandela à implementação de um plano de sensibilização da população em geral, de modo a promover as boas práticas ambientais e a potenciar a reciclagem dos RSU.

Com esta iniciativa as festividades da cidade tornam-se num Eco Evento, assumindo-se o compromisso de redução do impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos.

Além da sensibilização através dos meios de comunicação habituais, a Câmara Municipal leva a cabo outras ações no domínio da sustentabilidade ambiental até ao dia 7 de agosto.

Os resíduos de papel e metal são os que mais se acumulam no chão das ruas e jardins por estes dias, pelo que foram colocados contentores de 1100 litros para recolha de plástico e metal em locais estratégicos da cidade, reforçando assim os locais onde é possível depositar estes resíduos. Foram também distribuídos sacos amarelos, com o patrocínio da Resíduos do Nordeste E.I., em todas as barracas de venda ambulante da festa e no Santuário de N.ª Sr.ª do Amparo, assim como serão disponibilizados nos postos de abastecimento de água da Procissão que decorre no próximo sábado, para serem utilizados para colocação de metais e plásticos, facilitando a tarefa de separação de resíduos por um lado e multiplicando os locais de recolha por outro.