Passar para o Conteúdo Principal
Voltar à página inicial
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Comissão de Agricultura e Pesca visita Mirandela

10 Dez '25

Duirante a manhã de ontem, dia 9 de novembro,  a Comissão de Agricultura e Pesca esteve no concelho de Mirandela, com visita ao Museu da Oliveira e do Azeite e ao Complexo Agroindustrial do Cachão, uma infraestrutura estratégica para a valorização e transformação dos produtos agrícolas da região.

Esta iniciativa permitiu um contacto direto e aprofundado com a realidade do setor agroalimentar em Trás-os-Montes, evidenciando o potencial do Cachão para voltar a assumir um papel estruturante na criação de valor no território, no apoio à produção local e na fixação de emprego qualificado — objetivos que orientam atualmente o pensamento e os esforços da autarquia.

Ao longo da visita, os autarcas destacaram a necessidade de reforçar o apoio institucional e o financiamento destinado à requalificação e modernização do espaço, sublinhando que a revitalização do Complexo do Cachão é fundamental para aumentar a competitividade das empresas, atrair investimento e assegurar novas oportunidades de desenvolvimento económico regional.

A manhã ficou também marcada pela reflexão sobre a importância da inovação, das acessibilidades e da gestão eficiente dos recursos hídricos como pilares essenciais para a sustentabilidade da atividade agrícola e agroindustrial.

Foram ainda discutidas várias medidas de apoio ao setor, com enfoque na criação de condições que permitam responder aos desafios atuais, melhorar a capacidade produtiva e garantir um futuro mais sustentável para o território.

Conteúdo atualizado em10 de dezembro de 2025às 12:02