Autarcas da CIM-TTM reúnem em Mirandela para debater o novo plano de resíduos urbanos

19 Mai '23

Decorreu esta manhã, dia 19 de maio, no Centro Cultural de Mirandela, uma reunião de trabalho preparatória para o desenvolvimento do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2030) dos municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).

O PERSU 2030 é o novo instrumento de referência da política de gestão de resíduos urbanos em Portugal Continental e pretende estabelecer a visão e as metas a implementar até 2030 no quadro da gestão de resíduos urbanos, através da definição de metodologias e orçamentação.

Este documento estratégico deve estar concluído até ao final de 2023 e tem como principal foco aumentar a taxa de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos da região transmontana.

Para além das autarquias, esta sessão de trabalho contou com a participação de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste.