Ponte-açude irá tornar-se mais eficiente na gestão dos recursos hídricos

05 Mai '23

Ponte-açude irá tornar-se mais eficiente na gestão dos recursos hídricos. Automação com sistemas alternativos de energia e beneficiação geral das comportas são alguns pontos dos trabalhos já em curso.

Após aprovação da candidatura ao fundo comunitário Compete 2020, no valor de cerca de 850 mil euros, o projeto de beneficiação do aproveitamento de fins múltiplos de Mirandela (Rio Tua) permitirá dotar esta infraestrutura, instalada no centro da cidade há cerca de 30 anos, com recursos tecnológicos de sistemas de segurança e de gestão de níveis de água, através da beneficiação de comportas, de elementos de estanquicidades e parafusarias.

Do projeto consta a elaboração de documentos técnicos que permitirão a criação de planos de emergência, nomeadamente, sistemas de alerta, aviso e procedimentos de emergência em caso de cheias, entre outros, necessários para uma submissão de proposta de atribuição deste equipamento a classe de barragem.

No decorrer do ano de 2022, a autarquia já havia procedido a trabalhos de manutenção na rede elétrica e nos motores de elevação das comportas da Ponte Europa que, atualmente, garante a operacionalidade, em pleno, do sistema que permite o controlo de eventuais cheias e dos níveis do espelho de água do rio Tua, em Mirandela.

A par destas intervenções, a Câmara Municipal, através de uma empresa especializada, tem em fase de conclusão os relatórios finais referentes aos estudos efetuados em janeiro de 2023 com vista à reabilitação das pontes Eng.º José Machado Vaz e Ponte Velha. A fase seguinte consistirá na elaboração dos projetos de execução, em parceria com a Infraestruturas de Portugal (IP).