Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Marca Mirandela

A marca territorial Mirandela ambiciona afirmar o concelho como centro e motor de desenvolvimento sustentável, firmado na herança do passado e projectado em mudanças de futuro.

A logomarca Mirandela é constituída pelo conjunto formado pela tipografia e formas geométrica dos arcos ou “olhais” da ponte velha sobre o Rio Tua, assumidos como símbolos identitários e de coesão e renovação territorial e geracional.

Os olhais da ponte velha representam a resiliência do concelho, já que a sua forma e número actual resultam de um longo processo de metamorfoses e reconstruções, devidos quer a circunstâncias naturais, quer a eventos históricos. Representam deste modo a coesão entre o natural e o construído, o rural e o urbano, entre os cidadãos autóctones e os visitantes, entre as circunstâncias e as atitudes, a adversidade e a resistência. E é nesta sua capacidade de adaptação que através deles se representa o futuro de Mirandela.

Nos olhais da ponte espelha-se ainda o desenho dos montes e vales do concelho, a sua peculiar topografia, a oval da azeitona, os arcos da herança medieval ainda visíveis na malha urbana, a vibração das festas e a textura do folclore, numa gramática identitária capaz de desenhar a simplicidade e a densidade e desse modo comunicar de forma inovadora um território que agora se renova, ancorado na sua mais profunda identidade.

Cromaticamente, os verdes da nova marca referem-se ao património natural e agrícola do Concelho (a azeitona e o azeite, os parques e reservas naturais, a cidade-jardim) e os laranjas e castanho, tons quentes, à temperatura e carácter da Terra Quente Transmontana, em que Mirandela ocupa uma posição central.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791