Criação de Faixas de Gestão de Combustíveis no concelho permite minimizar efeitos dos incêncios rurais

21 Jul '20

A Serra de Santa Comba é um dos principais elementos naturais e turístico do nosso território e como tal os seus valores devem ser defendidos e preservados.

O trabalho da Equipa dos Sapadores Florestais do Município centra-se nesta área, na vigilância e deteção de incêndios rurais e no trabalho de silvicultura preventiva, com a criação de Faixas de Gestão de Combustíveis que são essenciais para minimizar os efeitos dos incêndios rurais, dificultando a possível propagação do fogo e facilitando o seu combate.

Além da defesa da floresta contra incêndios, as Faixas de Gestão de Combustíveis têm ainda outros benefícios como é o caso da renovação das pastagens para o gado, espécies cinegéticas e apicultura, contribuindo para biodiversidade.

No segundo trimestre de 2020, os Operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil e a Equipa de Sapadores Florestais efetuaram a gestão de combustíveis, totalizando, cerca de 7 hectares em áreas do concelho e aproximadamente 30 quilómetros da Rede Rodoviária de Proteção e Socorro.