Festa dos Caretos celebrada em Torre de Dona Chama

26 Dez '19

Nos dias 25 e 26 de dezembro a vila de Torre de Dona Chama celebrou a Festa de Santo Estevão, também conhecida como Festa dos Caretos.

Estas celebrações ancestrais iniciaram-se na noite de 25 com o acender da tradicional fogueira no Largo da Berroa, onde os torreenses se juntaram para um ritual de sátira social apelidado de “Manda el Rei meu Senhor que Saiam os Jogos à Praça”. Ainda nesta noite, os rapazes percorreram as ruas da vila para “roubarem” os burros aos seus donos durante a festa.

Na manhã de 26, a animação começou cedo com uma cavalgada com burros e com a saída da ciganada e das madamas, onde os rapazes vestem-se de raparigas e as raparigas de rapazes. Durante a tarde celebrou-se uma missa em honra de Santo Estevão e de bênção do pão. A festa encerrou com a luta entre cristãos e mouros que consistiu na simulação de lutas corpo a corpo e no assalto ao castelo que simboliza a derrota dos mouros.

A edição de 2019 fica marcada pela elevada participação dos torreenses e pela presença centenas de espetadores. Uma tradição que tem sido mantida e estimulada pelos habitantes e pela Comissão de Festas de Santo Estevão, com o apoio da Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama e da Câmara Municipal de Mirandela.