Queima Segura previne risco de incêndio florestal

01 Nov '19

O Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal do Município de Mirandela, deslocou-se no dia 13 de outubro à freguesia de Cedães e a União das Freguesias de Franco e Vila Boa, no sentido de promover a divulgação do “Programa Queima Segura”.

Sendo freguesias consideradas de primeira prioridade no que diz respeito ao risco de incêndio florestal, a seleção destes locais fundamentou-se por se encontrarem inseridas na Rede Natura 2000, Sítio de Importância Comunitário de Romeu, e em perímetro florestal da Serra de Santa Comba.

A realização de queimas de combustíveis foi garantida através de meios técnicos e humanos, nomeadamente pela equipa de Sapadores Florestais do Município, devidamente formados e equipados para uma primeira intervenção caso necessário.

Para a execução deste “Programa Queima Segura”, o Município de Mirandela determinou que a realização de queimas será executada durante 3 dias semanais, durante o mês de outubro e primeira quinzena de novembro.

Nesta data, comemorativa do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, efetuou-se uma campanha de sensibilização, destinada à população, para as questões relacionadas com os incêndios florestais.