Dia Mundial da Saúde Mental em Mirandela

10 Out '19

Durante o dia 10 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental em Mirandela. A Matiz- Associação para a Promoção da Saúde Mental, juntamente com o Município, promoveram um conjunto de ações que desmistificaram o que é a saúde mental. Durante a manhã, numa campanha de sensibilização na Rua da República, foram distribuídos panfletos e pulseiras alusivas ao evento. Quem por lá passou teve a oportunidade de deixar num mural o seu pensamento sobre o que é a saúde mental.

No Museu Armindo Teixeira Lopes, durante a tarde, o momento foi destinado aos mais pequenos com contos e histórias que estimulam o conhecimento e partilha de sentimentos.

Criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicas.

Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos desta data também assinalada em Mirandela.