Mirandela promove Semana Europeia da Mobilidade

12 Set '19

A Câmara Municipal de Mirandela promove, de 16 a 22 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade. Os cidadãos do concelho Mirandela, terão a oportunidade de usufruir de uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. O tema da edição de 2019 conta com o tema “Pedalar e Caminhar em Segurança”.

Entre as atividades principais, constam ações de sensibilização da PSP em Mirandela, nomeadamente junto das escolas, junto dos automobilistas e transeuntes, sobre o correto uso de passadeiras e sinalização existente, exposição de veículos elétricos, passeios de bicicleta, peddy pappers, a apresentação do plano operacional de transportes públicos da Terras de Trás-os-Montes, e muitas outras atividades.

Esta semana culmina com o Dia Europeu Sem carros, com encerramento do centro histórico ao transito automóvel, no dia 22, entre as 09:00h e as 18:00h. Nesse período irá haver animação das ruas com jogos tradicionais em família e corrida de carrinhos de rolamentos.

Para além das ações que decorrem de 16 a 22 de setembro, pretende-se expandir e complementar o formato da Semana Europeia da Mobilidade com atividades a decorrer o ano inteiro, criar uma única comunidade online, focada no transporte urbano sustentável, com medidas fixas, que têm sido implementadas nesta cidade, tais como, acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida a edifícios públicos, instalação de estacionamento para bicicletas e parques de estacionamento para motociclos, novos postos de carregamento para veículos elétricos, ciclovias, rebaixamento de lancis em passadeiras, entre outros.