Campanha de Vacinação antirrábica e identificação eletrónica inicia a 9 de setembro

22 Ago '19

De 9 a 18 de setembro, o Posto Móvel de Vacinação Antirrábica da Câmara Municipal de Mirandela desloca-se às freguesias do concelho.
A campanha anual de profilaxia da raiva e de outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses) irá decorrer de 9 a 18 de setembro. A ação decorre, em todas as freguesias do concelho e além da vacinação, será também realizada a identificação eletrónica dos cães, através da colocação de microchip.

Esta ação é da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária da Região Norte e será realizada pela Médico Veterinário Municipal de Mirandela. Poderá consultar os locais, dias e horas calendarizados aqui e na sede da respetiva Junta de Freguesia.
A vacinação antirrábica é obrigatória (Portaria nº 81/2002 de 24 de janeiro) para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008 (Decreto-Lei nº313/2003 de 17 de dezembro) e consiste na colocação de um microchip com um número de identificação, registado numa base de dados onde consta o contacto do proprietário, útil em caso de perda ou roubo do animal de estimação.

Para além calendarização indicada, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica
poderão ser efetuadas nos dias de feira em Mirandela, das 8:00h às 9:30h no posto de vacinação situado na antiga sede da ANCRAS, mediante a cobrança das mesmas taxas das concentrações nas freguesias.

Preçário:
Vacinação - 5,00€