Seminário sobre novas práticas em olival de sequeiro

31 Jan '19

No âmbito da programação do Festival de Sabores do Azeite Novo de Mirandela decorreu, no Auditório Municipal, dia 29 de janeiro, o seminário “Novas Práticas em Olival de Sequeiro”, organizado pela APPITAD, IPB e UTAD.
O objetivo foi dar a conhecer alguns resultados, que um grupo operacional constituído pela APPITAD - Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro – a UTAD, o IPB e outros parceiros, do trabalho da elaboração de um manual de boas práticas em olivais de sequeiro, predominante na região. Até 2021 deve estar pronto um plano estratégico de mitigação das alterações climáticas no olival.
Este grupo de trabalho está focado em conseguir encontrar formas de ultrapassar os problemas causados pelas alterações climáticas, para que seja salvaguardada a produção e a qualidade do azeite.
O Festival de Sabores do Azeite Novo de Mirandela tem várias ações programadas para todo o ano, a próxima está agendada já para o dia 2 de fevereiro com uma palestra sobre o azeite português no Brasil.