Ministro do Ambiente recetivo aos projetos de Mirandela

15 Jan '19

Mirandela recebeu, esta segunda-feira, dia 14 de janeiro de 2019, a visita do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, que deixou boas notícias.

Na visita ao Complexo Agro-Industrial respondeu positivamente às pretensões dos autarcas de Mirandela e Vila Flor, que compõem a Administração do Nordeste (AIN), de apoio para uma nova fase da reabilitação que é a remoção dos escombros e para a qual serão necessários, pelo menos 200 mil euros.

Na Ecoteca foi assinado o contrato de Consignação da Empreitada de Beneficiação da Estação Elevatória da Preguiça pelas Águas do Norte, um projeto importante que vai garantir o melhor funcionamento das águas residuais e evitar descargas poluentes para o rio Tua, melhorando assim a eficiência do sistema e contribuindo para a melhoria ambiental, que conta com um investimento de cerca de 800 mil euros.

Foi também apresentado o projeto das “Portas de Entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua”, cujo foi considerado pelo governante como exemplar. A abertura destes novos espaços representa mais um contributo para a afirmação de um território que se distingue do ponto de vista ambiental, cultural, patrimonial, gastronómico e social, e que vê no turismo e no potencial de visitação, uma fonte de oportunidades e de desenvolvimento.

E aproveitando a temática do turismo, a presidente da Câmara Municipal de Mirandela desafiou o Ministro do Ambiente a apoiar financeiramente o projeto turístico local dos Passadiços do Tua, que visa aproveitar o potencial natural da região, ao que o governante demonstrou toda a recetividade em avaliar.
O objetivo é aproveitar o potencial natural das margens dos rios Tua e Rabaçal e interligar este projeto com a nova mobilidade do Tua, que está prevista avançar no verão, com comboios e barcos, atraindo, assim, um maior número de turistas.