Dia de Reis é em Vale de Salgueiro

10 Jan '19

A tradição voltou a cumprir-se, nos dias 5 e 6 de janeiro 2019, na freguesia de Vale de Salgueiro, onde os Reis se festejam com grande força.
Também conhecida como a Festa dos Rapazes, em honra de Santo Estêvão, nela existe a figura do rei que carrega uma coroa de ouro emprestado pela população da aldeia e um ceptro feito com um pau, uma laranja na ponta e fitas coloridas. No dia 5, o rei percorreu todas as casas aldeia, com um grupo de gaiteiros “Os Chuços” e distribuiu, como sempre, tremoços e vinho em cabaça, recebendo, em troca, um donativo para a festa. A noite foi aquecida por uma fogueira e o convívio foi longo, acompanhado por música.

No dia 6, o rei visitou novamente todas as casas mas, desta vez, trajado a rigor e seguiu-se a celebração da missa, onde é escolhido o próximo rei é coroado. Será este habitante da aldeia o responsável pela realização da festa do próximo ano.
No largo da aldeia, quando o rei chegou iniciou-se o baile com a dança da Murinheira ao som de gaitas de foles e de bombos.