Resultados negativos para Trichinella spp. no concelho de Mirandela

07 Mar '18

Na sequência da deteção de larvas de Trichinella spp. em javalis capturados em montarias nos concelhos da região de Trás-os-Montes e face ao risco para a saúde humana, decorrente do consumo de carne obtida de animais infetados com esta parasitose, foi publicado o Edital 1/2018 pela DGAV que impõe medidas sanitárias adicionais para controlo do risco de transmissão de triquinelose e determina os concelhos Trás-os-Montes como área de risco.

O Edital estabelece que todos os animais abatidos em atos venatórios praticados na área destes concelhos sejam submetidos a pesquisa de Trichinella previamente a qualquer tipo de consumo, quer para colocação no mercado, quer para consumo doméstico privado.

Uma vez que as entidades gestoras das Zonas de Caça não estavam preparadas para dar cumprimento ao disposto no Edital 1/2018 da DGAV, o Município de Mirandela (Serviço de Veterinária), deu apoio nas montarias de Passos e Vale de Gouvinhas, através da colheita de amostras de músculo (diafragma) dos javalis abatidos e encaminhamento das vísceras para inceneração. As amostras recolhidas foram enviadas para o Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar – TEQSA, do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao cuidado da Dr.ª Madalena Vieira-Pinto.

Foram abatidos 8 javalis em Passos e 5 em Vale de Gouvinhas, tendo os resultados das análises sido negativos para Trichinella spp., pelo que foi comunicado a todos os caçadores que levaram as peças de caça o resultado negativo das mesmas, ou seja, os javalis estavam aptos para consumo.