Exposição de pintura “Um mar de pedras”

22 Fev '18

O pintor transmontano Agostinho da Silva inaugura a exposição “Um mar de pedras”, no próximo dia 24 de fevereiro, às 16 horas, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, onde permanecerá até ao dia 27 de março.

Agostinho da Silva nasceu a 12 de setembro de 1966 em Nogueira, aldeia rural e vinícola do Alto Douro, no concelho de Vila Real. A par da formação académica, desde muito cedo que demonstrou uma vocação especial pela arte. Autodidata de formação e sem ninguém para satisfazer a não ser a si próprio, inicia-se no desenho e com apenas 13 anos o seu talento foi reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Aos 17 anos realizou alguns trabalhos em aguarela e iniciou o seu percurso na pintura a óleo. De estilo Naturalista, cria a sua própria visão das coisas - o realçar da simplicidade das formas - e as suas obras refletem uma íntima ligação com a natureza. O cheiro, o pó e as cores dos vinhedos do Douro, fruto de árduo e constante trabalho, deixam uma impressão poderosa e duradoura na poética da sua pintura. Já efetuou algumas exposições de pintura individuais e coletivas e muitas das suas obras fazem hoje parte de coleções particulares no país e no estrangeiro. Com formação em Relações Públicas e Turismo, reside na cidade de Chaves, onde trabalha e tem o seu atelier.