Projeto pioneiro na área do voluntariado

29 Nov '18

A Câmara Municipal de Mirandela apresentou, terça-feira, dia 27 de outubro, em conferência de imprensa, um projeto pioneiro denominado “Voluntariado, em Gestos Concretos”.

Este projeto vai criar uma rede de voluntariado empresarial no concelho que, além de facilitar o exercício da responsabilidade social destas empresas, vai mediar a articulação entre as oportunidades de intervenção e as competências das mesmas, respondendo às principais necessidades das famílias e causas sociais selecionadas.

Segundo a legislação, as empresas podem deduzir aos seus impostos a totalidade dos donativos concedidos a projetos e instituições culturais. Numa fase inicial o projeto contempla parcerias com clínicas dentárias e oftalmológicas, na realização de rastreios e tratamentos, empresas da área de informática, na manutenção dos equipamentos e atualização de software, casas de materiais de construção e empresas do ramo alimentar que possam contribuir com géneros alimentares e bens de primeira necessidade dirigido a famílias com carências económicas.

Ao favorecer estas parcerias entre o setor público, privado e solidário, a autarquia visa obter um território coeso, inclusivo e saudável.
Foi também apresentada a primeira ação intitulada a “Semana do Voluntariado”, que decorre de 30 de novembro a 5 de dezembro. Entre muitas atividades, para todas as idades, destaca-se o fim de semana, de 1 e 2 de dezembro, onde mais de uma dezena de voluntários, apoiados por várias empresas, vão reabilitar uma habitação para uma família carenciada.