Semana da Diabetes com muitas iniciativas

15 Nov '18

Desde 1991 que o dia 14 de novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde como Dia Mundial da Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para esta problemática.

Em Mirandela, esta campanha do Dia Mundial da Diabetes, fica assinalada pela realização de várias atividades durante a semana de 13 a 18 de novembro, onde estão envolvidas diferentes entidades ligadas à Saúde e de âmbito social em articulação com os serviços da Câmara Municipal.

Na rua da República, a Associação Lions Internacional teve a sua viatura com Profissionais de Saúde em plena ação de sensibilização e realização de rastreios da Diabetes. A equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade da ULSNE em Mirandela, mais uma vez, realizou diversas ações, dirigidas não só ao indivíduo diabético como a profissionais de saúde e à população, no sentido de alertar e educar para esta situação de doença e as medidas de prevenção e controlo - Workshop “Alimentação na Diabetes”, Formação em “ Cuidados ao utente com diabetes” e “ Gestão do Regime Terapêutico” e distribuição de material informativo alusivo à diabetes. Também o Hospital Terra Quente, junto das crianças do Colégio Nossa Senhora do Amparo, dinamizou uma ação de sensibilização "O Açúcar escondido e oficina de batidos saudáveis".

O edifício da Câmara Municipal foi iluminado de azul para assinalar o Dia Mundial da Diabetes – uma iniciativa proposta pelos representantes locais da Associação Lions.

Ainda pode aliar-se a esta campanha, participando no próximo domingo, na 6º edição da Caminha da Diabetes, promovida pela UCC da ULS, com um trajeto urbano, onde será avaliada a sua glicemia capilar no pré e pós caminhada.