Mirandela assinala o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual

14 Nov '18

Assinala-se, no dia 18 de novembro, o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. É o terceiro ano em que se assinala este dia, que surgiu por iniciativa do Conselho da Europa, a temática adotada este ano foi o "Abuso Sexual de Crianças no Desporto".
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mirandela pretende, em parceria com os profissionais e voluntários no desporto do concelho de Mirandela, desenvolver atividades alusivas a este dia, para que o impacto nas respetivas sociedades seja mais efetivo na promoção dos direitos e proteção das crianças.
Serão colocadas faixas nos equipamentos desportivos do concelho que prevêem sensibilizar a comunidade desportiva. Durante a semana vai também ser dada formação específica pela CPCJ aos dirigentes desportivos para que estes detetem e se mantenham atentos a eventuais sinais que possam existir.

A exploração e o abuso sexual de crianças são uma realidade trágica ainda presente nas nossas sociedades e constituem uma violação grave dos direitos das crianças, na medida em que têm um efeito duradouro e consequências prejudiciais para as suas vidas.
A designação de um dia específico para a abordagem destes temas tem como objetivos: Aumentar a consciência pública acerca da exploração e abuso sexual de crianças e da necessidade de impedir tais atos; Ajudar a prevenir e a eliminar a estigmatização das vítimas; Promover a ratificação e a aplicação da Convenção de Lanzarote (instrumento vinculativo que obriga os Estados europeus a criminalizar todas as formas de abuso sexual de crianças e explicita as formas de as combater).

No dia 20 de novembro, assinala-se também o dia da Convenção dos Direitos da Criança e a todas as crianças de Mirandela será oferecido um lápis e material informativo acerca dos seus direitos.